Crash Bandicoot é uma das franquias de jogos mais icônicas de todos os tempos, tendo surgido no final dos anos 1990. O jogo foi desenvolvido pela Naughty Dog e lançado pela Sony Computer Entertainment, tornando-se um sucesso instantâneo. Desde então, a franquia continuou a crescer e se tornar uma das mais populares de todos os tempos.

O desenvolvimento de Crash Bandicoot começou em 1994, quando a Naughty Dog recebeu um contrato da Sony para desenvolver um jogo que rivalizasse com Mario da Nintendo. A equipe da Naughty Dog trabalhou duro para criar um jogo original que apresentava um personagem principal animalesco. O objetivo era criar um jogo único que fosse atraente para todas as idades.

O primeiro jogo da franquia foi lançado em setembro de 1996 e rapidamente se tornou um sucesso. O jogo foi lançado exclusivamente para o PlayStation e apresentava Crash, um bandicoot geneticamente modificado que deve salvar sua namorada e impedir os planos do vilão Dr. Neo Cortex.

O sucesso do primeiro jogo permitiu que a Naughty Dog expandisse e criasse várias sequências. Em 1997, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back foi lançado. O jogo seguia um enredo semelhante ao do primeiro jogo, com a adição de novos personagens e um modo de foto divertido.

O terceiro jogo da franquia, Crash Bandicoot: Warped, foi lançado em 1998 e se tornou um grande sucesso. O jogo apresentava um enredo mais complexo, novos personagens e viagens no tempo. Foi considerado um dos melhores jogos da série, tornando-se uma referência dos jogos de plataforma da época.

Nos anos seguintes, foram lançados mais jogos da franquia, incluindo Crash Team Racing, Crash Bash e Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. Mas, com a mudança de desenvolvedor, a franquia começou a perder força. Os jogos posteriores já não eram tão bem recebidos pela crítica ou pelos fãs.

Em 2008, a franquia teve um breve retorno com o lançamento do jogo Crash: Mind Over Mutant. Mas, infelizmente, o jogo não foi bem recebido e não conseguiu revitalizar a franquia.

Em 2017, a Naughty Dog e a Sony anunciaram que a franquia estava retornando, desta vez sob a direção da desenvolvedora Vicarious Visions e com o lançamento de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy. O jogo contava com os três primeiros jogos da franquia remasterizados. O jogo se tornou um grande sucesso e devolveu a franquia de sucesso aos holofotes dos jogos.

Hoje em dia, a franquia Crash Bandicoot continua a crescer em popularidade, com jogos como Crash Team Racing: Nitro-Fueled e Crash Bandicoot 4: It's About Time. A franquia é amada por jogadores de todas as idades e continua a ser uma das franquias de jogos mais icônicas de todos os tempos.

Em conclusão, a franquia Crash Bandicoot continuou a crescer e evoluir desde seu lançamento em 1996. A história original da franquia foi criada pela desenvolvedora Naughty Dog que lançou o primeiro jogo que rapidamente se tornou um sucesso e foi seguido por várias sequências. Embora a franquia tenha sofrido com o passar do tempo, ela se recuperou com o lançamento de remasterizações e novos jogos que continuam a ser amados pelos jogadores de todo o mundo.